AMPARO ASSISTENCIAL AO IDOSO

Amparo Assistencial ao Idoso – Os idosos acima de 65 anos que não recebem aposentadoria por algum motivo. Podem receber o benefício amparo assistencial ao idoso.

Amparo Assistencial ao Idoso

Amparo Assistencial ao Idoso

Este benefício é exclusivo para pessoas que possuem a partir de 65 anos de idade que não recebem nenhum benefício da Previdência Social. E que necessitam de cuidados por alguma incapacidade ou problema de saúde.

É exigido que o beneficiário não exerça nenhuma atividade remunerada. E possua renda per capita igual ou menor a 1/4 do salário mínimo.

Amparo Assistencial ao Idoso

O valor do amparo assistencial ao idoso é de 1 salário mínimo, e pode ser recebido por mais de 1 pessoa na mesma casa. Mas é necessário que todas as exigências citadas anteriormente sejam comprovadas. E o valor primeiro benefício já recebido entra no cálculo da renda per capita para análise do segundo.

A renda per capita é calculada de acordo a quantidade de pessoas que residem na mesma residência. E que será usado esse número de pessoas para dividir o valor total da renda mensal recebida por todas elas de qualquer natureza.

Até mesmo crianças e incapazes podem entrar na conta para chegar ao valor da renda per capita da família.

Mas este não é um benefício totalmente fixo. Por que se acontecer da família se recuperar financeiramente e a renda per capita subir. Ou o beneficiário estiver apto a trabalhar, o benefício pode ser cortado.

A falência do beneficiário principal também é motivo para o corte do pagamento. Já que o amparo assistencial ao idoso é intransferível e não pode gerar pensão.

Este benefício é de extrema importância para as famílias de baixa renda que moram por exemplo nas áreas mais pobres do país. E que por falta de informações ou qualquer outro motivo não conseguiu se qualificar para receber outros benefícios do INSS ou da Previdência Social.

Para maiores informações acesse o site da Previdência Social.

Gostou?

Conte-nos como isso te ajudou.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

AMPARO ASSISTENCIAL AO IDOSO

Deixe um comentário