APOSENTADORIA ESPECIAL – Documento

Pouca gente conhece a Aposentadoria Especial. Isso por que este tipo de benefício é direcionado para um grupo específico de trabalhadores.

Aposentadoria Especial

Aposentadoria Especial

Aposentadoria especial

Só tem direito a receber o benefício da aposentadoria especial os contribuintes da Previdência social que trabalham expostos a agentes prejudiciais ou nocivos à saúde. E aqueles que trabalham em condições que arriscam a integridade física.

Dentre os fatores que estão inclusos nas condições para ter direito a aposentadoria especial estão a exposição a agente químicos, biológicos e físicos.

O período de contribuição para ter direito ao benefício depende do agente nocivo a saúde ou integridade física a que o trabalhador está exposto, podendo variar entre 15, 20 ou 25 anos.

O direito a aposentadoria se abrangem aos contribuintes individuais, trabalhador avulso e empregado privado.

No caso dos contribuintes individuais, o benefício só é concedido aos que são associados de cooperativas da sua área de trabalho.

Independente da área de atuação do trabalhador. É exigido um período mínimo de carência para ter direito ao benefício da aposentadoria especial. É necessário ter no mínimo 180 meses de contribuição na Previdência Social.

O que é PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário?

O PPP é o documento obrigatório para dar entrada na aposentadoria especial. Ele deve estar sempre atualizado com informações laboratoriais do trabalhador.

O documento de Perfil Profissiográfico Previdenciário pode ser emitido pela empresa empregadora. Cooperativa de produção ou trabalho, Órgão Gestor de Mão-de-Obra ou sindicato da categoria de trabalho.

Todo trabalhador tem direito de receber uma cópia autenticada do PPP em caso de rompimento de contrato ou demissão.

A solicitação da aposentadoria especial pode ser feita através de agendamento pela internet no site da Previdência, agências da Previdência Social ou pelo telefone 135. O contribuinte deve levar todos os documentos necessários. Incluindo o PPP para comprovar que realmente tem direito legal de receber o benefício.

Gostou?

Conte-nos como isso lhe foi útil.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

APOSENTADORIA ESPECIAL – Documento

Deixe um comentário