E-RECURSOS – Benefícios, Recursos

Quando falamos em e-Recursos é comum as pessoas não terem informações sobre esse assunto. Porém, com essa postagem seja muito mais fácil de ter informações sobre esses assuntos.

O e-Recursos é uma plataforma digital, ou seja, é possível consultar recursos interpostos na Previdência Social. Tudo da tela do seu computador ou mesmo celular, o que é sempre vantajoso.

 e-Recursos

e-Recursos

O sistema e-Recursos se presta a consultar os processos do INSS e esse é o ponto mais interessante. Além de célere, também agiliza a tramitação de processos e está disponível através de aplicativo ou online, tudo pela internet.

e-Recursos INSS: Consulta

O e-Recursos é uma ferramenta do INSS que ajuda a acompanhar todo o processamento de recursos administrativos contra o INSS.

Além de deixar o processo mais simples, especialmente o acesso da pessoa que entra com recurso contra negativa do INSS. Tudo isso traz economia aos beneficiários e também para o INSS, o que é sempre mais interessante.

No passado, todo o processo era feito com processo físicos, ou seja, em papel e ainda demorados. O e-Recursos foi implantado no ano de 2012 e o objetivo principal era justamente agilizar o processo.

e-Recursos

e-Recursos

Como protocolar e-recursos INSS

Para protocolar o e-Recursos, basta usar apps da playstore ou da apple, ambos funcionam muito bem. É só ter um celular com versão Android ou Apple e pronto, tudo será possível e você receberá as notificações.

Leia também:

O sistema é o mesmo que as agências da previdência social utilizam para atender os seus segurados. No entanto, o sistema ainda não está disponível para todas as agências do Brasil.

E-recursos: Benefícios

O e-Recursos INSS só trouxe benefícios às pessoas e o principal é que o processo pode ser resolvido em 30 dias. Sendo que no passado eram necessários mais de 90 dias, o que era bem demorado.

O prazo recurso INSS foi diminuído, porque o processo digital é muito mais rápido. Portanto, não existe mais papel e você faz tudo pela internet com muito mais facilidade do que antes.

Vale a pena protocolar recurso no INSS?

Sim, quase sempre vale a pena, pois com o recurso é possível ter mais uma chance de decisão favorável. Porém, isto não é sinal de que dará certo e sim que será apenas reisado e nada mais.

Quem desejar recorrer no INNS poderá procurar uma agência da Previdência e em seguida agendar o horário. O telefone para conseguir, isto é, o 135 ou também pelo site da Previdência Social.

e-Recursos

e-Recursos

Conselho de Recursos INSS

Estes recursos do INSS irão para o conselho de recursos, ou seja, um órgão composto por diversas pessoas. Isto fará parte do Ministério da Previdência, portanto, é um tribunal administrativo. Tendo como função rever quais são as razões de recurso e também alterar ou manter a decisão inicial.

Existe uma estimativa de que em até 20% dos recursos, o INSS dá ganho de causa para os interessados. Sendo assim, quase que 80% dos recursos INSS são negados.

Não há uma certeza ou não se o recurso não vai ser negado ou reconsiderado. Logo, é sempre bom procurar um advogado previdenciarista de confiança para assessoria e assim evitar transtornos.

Gostou?

Conte-nos como isto te ajudou.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

E-RECURSOS – Benefícios, Recursos

Deixe um comentário