EXTRATO CNIS – O que É, Cadastro, Como Tirar, Consulta

A Consulta ao Extrato CNIS, é mais uma das maneiras de ter acesso aos dados sobre a sua contribuição. Mais interessante do que isso é saber que é bem simples e fácil de fazer as consultas. A boa notícia é que hoje você saberá como.

Extrato CNIS

Extrato CNIS

Antes de mais nada é preciso te explicar que você precisa estar conectado a internet. E também poderá ser realizado por celular, tablet, computador pessoal ou notebook. Dá para realizar a consulta de qualquer navegador e isso facilita bastante as coisas.

A Consulta Extrato CNIS é importante para você saber a sua situação cadastral. Se você quer mais sobre isso, continue com a gente e descubra.

Extrato CNIS: Cadastro

Para fazer o Cadastro do Extrato CNISS,

basta você acessar este site: Clique Aqui, vá na parte esquerda da página, clique na opção Extrato Previdenciário.

Você irá ser encaminhado para uma página, a qual será necessário autenticar , se você tiver uma senha no INSS é só entrar com ela, caso não possua a senha só efetuar o cadastro que é super fácil e rápido.

Leia Também:

Após preencher o formulário de Cadastro, vai gerar dados de acesso, que você terá acesso através do Telefone 135,  após validar sua conta basta entrar com os dados fornecidos.

Extrato CNIS: Consulta

Para realizar a consulta pelo CPF ao Extrato CNIS, é fácil e rápido. Perceba como proceder abaixo:

  • Acesse o site para fazer a consultar por este link:
  • Clique no ícone – área do usuário – no canto superior direito da página;
  • Clique em – Login – e na caixa de diálogo que abrirá na sequência, -clique aqui – para cadastrar a senha;
  • Após preencher com seus dados (CPF, Nome, Data de Nascimento, Nome da mãe, Estado de Nascimento) será gerada uma chave de acesso;
  • Anote a chave de acesso e ligue no 135, opção 1 para validar a chave de acesso que será sua primeira senha para acesso na central de serviços;

Para validação da chave de acesso na central 135. Vale ressaltar que é preciso responder e acertar algumas perguntas pessoais feitas pelo atendente.

Dica: É aconselhável ter a carteira de trabalho em mãos, isso evitará erro nas respostas e o consequente bloqueio da chave de acesso.

CNIS: O que É?

Essa sigla CNIS significa Cadastro Nacional de Informações Sociais. Esse cadastro é vinculado aos dados nacionais do INSS, nele estão armazenadas todas as informações dos trabalhadores empregados, dos contribuintes individuais, dos empregadores, dos vínculos empregatícios e de remunerações.

Qualquer trabalhador que quiser dar entrada na aposentadora, precisa providenciar o Extrato CNIS. Pois, só com esse documento é possível saber o tempo de contribuição e ajuda na conta para saber o valor correto do benefício.

Na realidade, essa base de dados existe desde 1989, mas com a siglas, CNT- Cadastro Nacional do Trabalhador, criada pelo Governo Federal, era integrada ao Ministério da Previdência e Assistência Social, Ministério do Trabalho e Caixa Econômica, a partir de 1991 foi redefinida com as siglas CNIS.

CNIS existe para:

  • Manter informações confiáveis dos estabelecimentos empregadores, permitindo maior controle sobre a arrecadação e eficácia da fiscalização trabalhista e previdenciária;
  • Atender com maior eficácia, os direitos dos trabalhadores, mantendo informações confiáveis sobre sua vida laboral, liberando-os gradualmente do ônus da prova;
  • Inibir fraudes e desvios na concessão de benefícios previdenciários e trabalhistas mediante o cruzamento das informações administradas pelos vários sistemas governamentais;
  • Simplificar e reduzir os procedimentos e os custos de coleta de informações sociais;
  • Contribuir para a integração das informações administradas por outras instituições governamentais no âmbito da Seguridade Social;
  • Gerenciar de modo racional e coordenado informações dispersas em sistemas de diversos órgãos governamentais.

Gostou?

Então, conte-nos como isso te ajudou.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

EXTRATO CNIS – O que É, Cadastro, Como Tirar, Consulta

Deixe um comentário