INSS EM ATRASO – Informações, Contribuinte individual

INSS em Atraso – O INSS  (Instituto Nacional do seguro Social) é o órgão brasileiro responsável pelo recolhimento de Guia da Previdência Social (GPS). Existem várias categorias de arrecadação, como empreendedor individual, donas de casa, empregadores, empregada doméstica, facultativo dentre outras. Essa arrecadação foi criado com o objetivo de gerar fundos para assegurar os contribuintes que vão se aposentar, pensionistas, e segurados.

INSS em Atraso

INSS em Atraso

Existem muitas vantagens para quem contribui com o INSS, além da aposentadoria. A família pode contar com salario maternidade, auxílio-doença, pensão por morte, aposentadoria por invalidez, entre outros benefícios.

E para o funcionário que perdeu o seu trabalho pode contar com a reabilitação profissional. Por isso você contribuinte, não deve deixar de pagar a GPS. Pois se sua contribuição do INSS estiver em atraso perdera o direito e os benefícios que o INSS oferece.

INSS em Atraso

INSS em Atraso – O Instituto Nacional do Seguro Social é o órgão responsável por receber as contribuições. E ela que recolhe as contribuições e quem paga as aposentadorias e os benefícios previstos por lei. O INSS usa o banco de dados do Dataprev para fazer o processamento dos dados dos contribuintes.

Existem tantas contas que pagamos aluguel, luz, água, telefone, IPTU, IPVA e tantos outros impostos que acabamos esquecendo-se de pagar alguma dessas contas. Caso você deixou de pagar essa do INSS, explicaremos como pagar o INSS em atraso.

As parcelas atrasadas do INSS que não forem pagas podem impedir a entrada à aposentadoria por tempo de serviço. Você pode calcular o INSS em atraso. Será acrescentada uma multa que poderá chegar a 20% mais a correção monetária dependendo do tempo que atrasou no pagamento.

Para fazer o calculo do INSS em atraso. Basta você acessar o a página do site da Previdência e informar o valor do salário mensal. Junto com o mês do salário a ser pago em atraso.

INSS em Atraso: Informações

Empregado doméstico – pode ser solicitado em qualquer época. E a sua contribuição é calculada através do salario base registrada em carteira de trabalho.

Facultativo – para o facultativo esse recolhimento do INSS em atraso. Pode ser feito na internet, se a guia tiver em atraso no máximo de seis meses. Caso tenha ultrapassado esse período, tem que ir a uma Agência da Previdência Social, para ser analisado a sua situação perante o INSS.

Contribuinte individual – pode calcular após o seu cadastro da atividade na Previdência Social, a partir do primeiro dia de recolhimento.

Comprovação de atividade – o contribuinte individual que não tem o primeiro recolhimento ou deseja recolher os anos anteriores, poderá solicitar o recolhimento em atraso nas Agências da Previdência Social mediante comprovação do exercício da atividade durante a temporada em que esteve em débito.

Para cálculos acima de cinco anos fiscais, o contribuinte deve procurar uma das Agências da Previdência Social mais próxima.

INSS em Atraso: Contribuinte individual

Para cálculo de contribuição em atraso do INSS, para os contribuintes individuais tenha em mãos um desses documentos NIT/PIS/PASEP. E saber a categoria que você pertence. E para o pagamento de guias patronais é preciso do CNPJ e a categoria do contribuinte.

O contribuinte que deseja quitar seus débitos e ficar em dia com suas contas, pode procurar o site da receita federal ou o sistema do Dataprev, lá você vai conseguir emitir uma nova Guia da Previdência Social. E o valor vai sair corrigido já com multas e juros e o seu pagamento pode ser feito em qualquer agência bancaria e lotéricas.

As taxas embutidas nas guias recalculadas do INSS são juros, obedecendo a taxa Selic. E será calculada a partir do primeiro dia do mês subsequente e multa por dia de atraso até o dia que ocorra o pagamento.

Caso exista mais dúvidas o contribuinte pode ligar para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135, esse serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília), o atendimento da Previdência Social é simples, gratuito e dispensa intermediários, para ter mais informações acesse o link.

Gostou?

Conte-nos como isso te ajudou.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

INSS EM ATRASO – Informações, Contribuinte individual

Deixe um comentário