INSS – Informe de Rendimentos, Imposto de Renda

INSS – Informe de Rendimentos, esse será o tema de hoje. Cada vez mais, as pessoas vão tendo obrigações com o Imposto de Renda. Porém, também é um direito consultar os rendimentos. Afinal, organização e informação nunca foram demais, o processo em si não é complicado. Porém, como tudo existem várias dúvidas, e a nossa função aqui é sempre retira-las.

INSS - Informe de Rendimentos

INSS – Informe de Rendimentos

Mais uma vez lembramos: Você é a razão da nossa existência e por isso mesmo você deve continuar conosco até o final. Nós tiraremos todas as suas dúvidas, essa sempre foi a nossa maior meta. Agora vamos deixar de conversa e vamos logo ao que interessa.

Imposto de Renda (O que é)

O imposto sobre a renda ou imposto sobre o rendimento é um tributo da espécie imposto existente em vários países. Em que cada contribuinte, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica, é obrigado a pagar uma certa porcentagem de sua renda para o governo, nacional ou regional, a depender de cada jurisdição.

O cálculo do tributo tem por base uma nova riqueza produzida pelo contribuinte. Seja por fruto de trabalho, capital, ou ambos (rendimentos tributáveis). Sobre a qual se aplica uma porcentagem (alíquota), obedecendo tabela produzida pelo organismo fiscalizador de cada país.

INSS - Informe de Rendimentos

Este tributo tem como principais características a generalidade, sujeitando todo contribuinte que obtenha rendimentos tributáveis; a universalidade, atingindo e todo e qualquer rendimento tributável auferido pelo contribuinte; e a progressividade, impondo alíquotas maiores para rendimentos maiores e vice-versa, havendo, usualmente, um limite mínimo de rendimentos obtidos para que haja incidência do imposto.

Os princípios da generalidade e universalidade garantam que o imposto cumpra sua principal função, a de arrecadar recursos para o governo (função fiscal). Enquanto a progressividade se presta a cumprir a função de redistribuição de renda, sendo considerado por alguns autores como o tributo que melhor atende a essa tarefa

INSS – Informe de Rendimentos (como preencher)

O demonstrativo de Imposto de Renda é o documento utilizado para fins de preenchimento da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física – DIRPF.

INSS - Informe de Rendimentos

Provavelmente surgiu aquela dúvida: “Como eu preencho”? Calma o processo é simples e nós iremos te explicar o passo a passo abaixo:

 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

INSS – Informe de Rendimentos, Imposto de Renda

Deixe um comentário